[FILME] Maratona Oscar 2016 #4 - Room (O Quarto de Jack)
Olá pessoas, tudo bem?
O Oscar 2016 está batendo na porta e hoje trago mais uma resenha. O filme de hoje é "Room" ou "O Quarto de Jack". O longa tem quatro indicações ao Oscar: melhor filme, direção, roteiro adaptado e atriz (Brie Larson). O filme estreou no Brasil em 18/02/2016. Se você não é um robô, insensível e com coração peludo, prepare-se para ver um filme que poderá mexer muito com você.
O filme conta a história de Jack, de cinco anos. Desde que se lembra, ele vive trancado em um quarto junto com sua mãe. Esse quarto é o único mundo que ele conhece, é onde ele nasceu e cresceu, onde aprende tudo sobre o mundo, onde lê, come, dorme e brinca. Para sua mãe, é um pouco diferente, esse quarto é onde o velho Nick a mantém presa há sete ~longos~ anos.
A mãe sabe que viver em um quarto não é suficiente, então ela elabora um plano de fuga que conta com um pouco de sorte para que dê certo. Porém como o mundo não a preparou para isso, a insegurança bate e nada parece que vai dar certo. Os dois conseguem escapar e o filme mostra para nós todos os medos, inseguranças e anseios que os dois tem nesse "mundo novo".
O filme tem direção de Lenny Abrahamson, conhecido pela direção do filme Frank. Em Room, o diretor consegue deixar você tenso do início ao fim do filme. É extremamente sensível e encantador. Não é apenas um filme que conta sobre a vida de duas pessoas que ficaram presas em um quarto, conta sobre vida, perseverança, perdão, amor e descobertas.
A mãe, interpretada por Brie Larson, faz um trabalho extraordinário ao criar um mundo completamente diferente para Jack, apesar de todo o sofrimento que ela vive e de toda a derrota emocional que ela enfrenta. Jack, interpretado por Jacob Tremblay, vive naquele quarto como se fosse o único mundo existente, pois é a única realidade que ele conhece e o filme mostra isso de uma forma bem sutil.
O filme realmente merece todo esse reconhecimento que está adquirindo, é um filme sensível, tocante e extremamente comovente. Impossível conter as lágrimas no decorrer do filme, ele te abala emocionalmente de um jeito que você não imaginava. Acredito que o mundo precisa de mais filmes assim. É uma história de ficção, mas que todos sabemos que é muito mais real e que o mundo está cheio de "quartos de Jack" por aí.
Com certeza é um filme favorito do ano, da vida! Espero muito que ganhe e que seja reconhecido muito mais, todos devem assistir. Como o filme foi adaptado do livro, agora mais do que nunca, quero muito ler o livro!
Com certeza é um filme favorito do ano, da vida! Espero muito que ganhe e que seja reconhecido muito mais, todos devem assistir. Como o filme foi adaptado do livro, agora mais do que nunca, quero muito ler o livro!
Título original: Room
Ano produção: 2015
Dirigido por: Lenny Abrahamson
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama
Olá, Rosana.
ReplyDeleteParece ser um filme que desperta os mais variados sentimentos no espectador. Possui uma trama interessante e com quase chamado psicológico. Pelo visto, essas características foram bem aproveitadas.
Ótima dica.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!