[LIVRO] Primavera Eterna, Paula Abreu
Oi pessoal,
Hoje eu escolhi um livro nacional e de uma leitura muito rápida, eu simplesmente não conseguia parar de ler e terminei ele em uma madrugada.
Título: Primavera Eterna
Autor(a): Paula Abreu
ISBN: 9788580413236
Ano: 2014
Páginas: 128
Editora: Editora Arqueiro
Nota: 5/5
Adicione: Skoob
Maia é uma jovem publicitária bem-sucedida. Tem um emprego estável, um namoro estável, uma vidinha estável. Até demais.
Certo dia, tentando imaginar como seria sua vida no futuro, o casamento, os filhos, visualiza duas crianças loirinhas correndo... Loirinhas?
Então ela se dá conta de onde vem aquela cor de cabelos: Diogo, o menino por quem se apaixonou à primeira vista aos 12 anos, numa cidadezinha do interior, onde costumava passar os fins de semana com a família.
Acontece que ele se mudou para os Estados Unidos há mais de dez anos e, a essa altura da vida, já nem deve se lembrar mais dela.
Mesmo assim, num impulso, Maia pede férias na agência, inventa uma viagem de trabalho como desculpa para o namorado e vai para Nova York, atrás do seu primeiro amor.
Primavera eterna é a história de uma jovem cheia de sonhos esquecidos, que ousa arriscar tudo o que tem e acaba encontrando a si mesma.
A história é narrada do ponto de vista da protagonista, logo que começamos o livro já somos apresentados a ela em Nova York e sua reflexão sobre sua viagem até ali. Enquanto espera no lugar marcado para encontrar com Diogo, Maia começa a se lembrar como tudo começou; ela volta para o fim de semana de 1988 quando ela conhece o garotinho de cabelos loiros e lisos. Ela viaja mais uma vez com seus pais para o casarão do interior e Diogo está passando as férias com a avó, os dois então começam uma amizade.
"Fazia mais de uma hora que eu estava ali, em frente ao espelho, tentando consertar os erros dos Criados, que podia, muito bem - o que custava? - ter deixado o Adão para lá e me feito de uma costela da Marilyn Monroe." pág 12
Ao mesmo tempo que lembra sobre sua infância ela também intercala sua narrativa com sua vida, seu namoro e seu emprego, e faz reflexões se ela realmente quer aquilo tudo que tem ou se deveria se arriscar em algo que é apaixonada, o que não é o caso de sua carreira e o namorado. Quando Maia encontra Diogo percebe que ele continua simpático como antes, mas seria ele realmente seu verdadeiro amor?
"A primeira palavra foi não. E não como em 'Não posso'. Simplesmente 'Não!". Mas não havia mais como me enganar. Eu era um sistema de erros: um emprego estável pelo qual eu não era apaixonada, um namorado estável pelo qual eu não era apaixonada, uma vidinha estável pela qual eu não era apaixonada. O amor que eu acreditara morto havia tantos anos, ah, o danado tinha recebido o adubo do tempo. O maldito adubo do tempo. E estava lá. Uma ferida que não tinha sarado. Um remorso que, no fundo, era saudade de mim mesma, de tudo o que eu não tinha sido." pág 57
Maia é uma personagem engraçada que desde pequena é uma escritora, mas conforma cresceu abandonou um pouco esse sonho e acabou seguindo uma carreira completamente diferente, mas que ainda sim guarda dentro de si o desejo de escrever um livro. Diogo se mostra um pouco diferente de quando criança, levando uma vida mais agitada em Nova York, com bebidas e drogas, mas que também ainda pensa em seu sonho de criança de ser ator; ambos personagens tomaram rumos completamente diferentes em suas vidas adultas, mas ainda cultivam sonhos e desejos de quando tinham apenas 12 anos, e isso acaba levando ambos a um tour de lembranças e conhecimentos novos para suas vidas.
"É o primeiro amor que nos move por toda vida?"
Esse é um livro divertido e de leitura muito rápida, a escrita da Paula é bem leve e cheia de pontos que são autobiográficos e muito refletivos na vida de qualquer pessoa. Acredito que qualquer um passa por momentos de dúvidas se está fazendo a coisa certa em relação a vida amorosa e profissional, e é isso que o livro vem trazer, essa busca por respostas que estavam bem em nossa frente, mas que nem sempre conseguimos ver.
Gente, já me apaixonei pela personagem. Pode ter certeza que quando tem aquele assunto mais sério e reflexivo que é tratado com leveza e humor, eu vou querer ler. O livro parece ser pra mim, porque ultimamente venho tendo divagações iguais as da personagem e me identifiquei bastante :)
ReplyDeleteOi,
DeleteO livro é incrível, leve e divertido!!
Obrigada pelo comentário, espero que goste da leitura!!
Beijos
Adorei a Maia, gostei desse comportamento impulsivo dela de correr atrás mesmo não sabendo se ainda existe algum sentimento!!
ReplyDeleteAndo lendo muitos livros assim, com pessoas mudando totalmente de vida para voltar a serem felizes!
Li a lista de Brett recentemente e me apaixonei!
Não conhecia esse nacional mas fiquei muito interessada!
Abraços
www.estantedepapel.com
Oi Gabriela,
DeleteRealmente Maia é uma personagem bem divertida e diferente!! Adoro livros assim também.
Obrigada pelo comentário, espero que goste da leitura!!
Beijos
Adorei de cara a personagem Maia e sua estória, me fez lembrar de mim, quando tentei fazer com que um ex voltasse a se apaixonar por mim, pois na época eu o esnobei e depois vi que eu estava apaixonada por ele. A capa é linda,
ReplyDeletesonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br
Oi,
DeleteQue bom que gostou da resenha. Obrigada pelo comentário, espero que goste da leitura!!
Beijos