[LIVRO] O perfume da folha de chá, Dinah Jefferies
Hey pessoal,
O livro de hoje é um romance histórico bem interessante e bonito, infelizmente a leitura dele foi um tanto arrastada por conta de uma ressaca literária péssima que tive na época que comecei a lê-lo, mas isso não me fez gostar menos desse livro tão tocante.
A história se passa em 1925 e acompanhamos Gwendolyn em uma nova fase de sua vida, se mudando da Escócia para o Ceilão para viver na fazenda de chá de seu marido Laurence, apesar de exótico o lugar é misterioso, com empregados calados, vizinhos traiçoeiros e segredos guardados pelo carinhoso marido. Gwen precisa se adaptar a sua nova realidade, um país distante apesar de muito bonito, uma cultura diferente, conflitos entre povos e segredos que nunca achou possível manter.
Particularmente adoro romances históricos, e estava com saudades de ler algo do tipo e que fosse realmente bom, e com esse livro eu consegui isso; a história é muito envolvente, desde descrições dos lugares até todo o enredo envolvendo os moradores da Fazenda Hooper, a escrita da autora é muito gostosa de ser lida, a história é construída num ritmo muito bom, os plot twist são apresentados nos momentos certos, e tem alguns realmente intensos. É fácil se ligar aos personagens, todas as emoções, especialmente de Gwen, são bem descritas e faz o leitor se sentir ali, ao lado da personagem, vendo tudo que ela vê e sentindo tudo que sente.
O livro levanta questões bem pertinentes para a época e o momento histórico passado pelo Ceilão, mostrando a gritante diferença social e racial das pessoas do país e as dificuldades desses povos.
Falando um pouco sobre a diagramação do livro, ela é bem simples, a fonte tem um tamanho e espaçamento muito bom para leitura, os capítulos não são muito longos, e a escrita da autora é tão fluida que a diagramação ajuda ainda mais na leitura do livro, ele é cheio de detalhes e com uma história muito rica culturalmente; eu nem gosto de chá, mas bateu uma vontade de tomar chá apreciando a vista da Fazenda Hooper.
Como disse o livro é muito bom, a parte histórica é muito rica, a parte de romance e um leve mistério também é muito bem desenvolvida, o plot twist é incrível, eu definitivamente não esperava algo desse tipo, a maior parte dos personagens é fácil de se gostar, com algumas ressalvas como a Verity, cunhada da Gwen; e até os personagens secundário, cada um é muito importante para a história e mesmo parecendo um porre, depois de descobrir toda sua trajetória por trás de suas ações, passamos a compreender cada um deles.
Eu adorei essa leitura, foi muito boa, apesar do timming ruim com toda a minha ressaca literária, a escrita da autora me conquistou e já quero ler outras obras dela, eu recomendo fortemente para quem gosta de romances históricos, e também para quem ainda não conhece o gênero, pode se surpreender e se apaixonar.
Como disse o livro é muito bom, a parte histórica é muito rica, a parte de romance e um leve mistério também é muito bem desenvolvida, o plot twist é incrível, eu definitivamente não esperava algo desse tipo, a maior parte dos personagens é fácil de se gostar, com algumas ressalvas como a Verity, cunhada da Gwen; e até os personagens secundário, cada um é muito importante para a história e mesmo parecendo um porre, depois de descobrir toda sua trajetória por trás de suas ações, passamos a compreender cada um deles.
Eu adorei essa leitura, foi muito boa, apesar do timming ruim com toda a minha ressaca literária, a escrita da autora me conquistou e já quero ler outras obras dela, eu recomendo fortemente para quem gosta de romances históricos, e também para quem ainda não conhece o gênero, pode se surpreender e se apaixonar.
The Tea Planter's Wife
Dinah Jefferies
ISBN-13: 9788584390465
ISBN-10: 8584390464
Ano: 2017
Páginas: 432
Editora: Paralela
Me recordo do quanto este livro dividiu opiniões na época do lançamento. Muitos amaram a história e outros? Odiaram.rs (li algumas resenhas tão negativas que até desanimei na época de querer ler a obra)
ReplyDeleteMas sabe, adoro livros que tragam um pouco de história do passado, que mesclam isso a culturas diferentes da nossa, acho que isso tudo faz um bem a alma!
E outra, adoro um bom romance de época também, então se tiver oportunidade, quero muito poder ler e ter o livro sim!
Beijo
A época em que a história se passa e o segredo que gira em torno de onde tudo é ambientado, os dramas que a Gwendolyn enfrenta, chamam atenção. Formam um belo enredo e a leitura se torna fluída.
ReplyDeleteGosto muitode romances históricos, mas não tive a chance de ler esse livro. Vi muito no meu feed quando foi lançado, só que não me chamou tanta atenção.
ReplyDeleteBom saber que a autora tem uma escrita fluida e que os capítulos são curtos; não sou fã de capítulos longos, mas leio.
Vale a pena reler em um outro momento que não esteja de ressaca.
Beijos
Fiquei doida pra ler esse livro quando saiu. Gosto de romance histórico também e a ideia de ler um bom , com aquele romance e mistério pra encher a trama de coisas legais me interessou bastante. A personagem tem uma história que chama atenção, gostei do jeito da Gwen e ver tudo que ela passa e sente, se jogar nisso, parece que funciona muito bem porque é uma escrita que envolve a gente. Descobrir os personagens aos poucos e suas motivações e tudo isso parece deixar a leitura fluir bem porque deixa a gente curioso por mais. Gostei dele e queria ler.
ReplyDeleteSe mesmo saindo de ressaca esse livro que mais de 400 páginas te conquistou imagino que a história seja mesmo boa e envolvente. Já vi resenhas positivas e negativas desse livro e tô bem curiosa pra ler e ver o que eu acho dela. O fato de se passar no Ceilão e ter toda uma cultura nova é o que mais me anima, além de saber que todos os personagens mesmo secundários são bons. Ótima resenha.
ReplyDeleteRosana!
ReplyDeleteGosto também de livros que trazer mais a parte histórica da época.
Acredito que é o tipo de livro que para apreciá-lo em sua totalidade, temos de nos envolver com a protagonista, enveredando por seus mistérios do passado, bem como suas dores e adaptações no presente. Gosto de livros assim porque são intensos e acabamos nos envolvendo.
Desejo um mês repleto de realizações!
“O que eu sinto eu não ajo. O que ajo não penso. O que penso não sinto. Do que sei sou ignorante. Do que sinto não ignoro. Não me entendo e ajo como se entendesse.” (Clarice Lispector)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Gosto muito de romances históricos e que se preocupam em ser o mais fiéis possíveis a história. E eu acho que esse é o caso deste livro, parece ser bem interessante a forma que a autora abordou as personagens. Eu até gosto de chá, mas não tanto assim, hahah :P Mas fiquei com vontade de ler, não vou mentir.
ReplyDeleteEu amo romances históricos, comprei um kindle e justamente esse me veio de brinde para começar as leituras. Logo que li a sinopse já fiquei encantada e agora com sua resenha to ainda mais curiosa pra ler. Eu acho que a Gwen foi super corajosa de abandonar tudo pra ir viver com o marido em um lugar totalmente diferente de onde ela vivia e chegando ainda teve que encontrar pessoas misteriosas e muitos segredos. To doida pra saber o que esse homem esconde kkk. Ansiosa pra começar essa leitura
ReplyDeleteOlá, a obra realmente parece cumprir o que promete, com um pano de fundo histórico muito bem abordado pela autora, que com certeza fez pesquisar para compor a escrita. Esse toque de suspense que também está presente na obra combina perfeitamente com a trama, deixando o leitor completamente envolvido. Beijos.
ReplyDeleteSó pela capa, já fiquei curiosa para conhecer o livro, a história me parece ser bem agradável, uma leitura leve e descontraída!! Gosto de tramas que detalham bem o lugar onde se passa, como no livro, que ainda fala dos lugares históricos. Ter mistérios envolvidos so
ReplyDeleteOlá.
ReplyDeleteQuero muito ler esse livro.
Faz tempo que não leio romance histórico e é ótimo saber que esse livro tem uma boa história, com narrativa envolvente e bons plot twist.
Além de se entreter com a leitura, vale a reflexão sobre a segregação racial da época e ver que hoje em dia houve melhoras, mas ainda há alguns preconceitos.
Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo. Adoro a capa!
Beijos
Oi Amanda,
ReplyDeleteQuero muito ler esse livro, sou fã de romance histórico.
Vou adorar conhecer um pouco mais dessa época, fiquei animada em saber que o contexto histórico é bem construído, proporcionando uma leitura rica. Estou intrigada para saber o motivo de eles guardarem tantos segredos, com certeza esses mistérios vão deixar a leitura ainda mais envolvente.
Tudo indica que vou me deleitar com esse romance, parece ser uma linda história, tocante, emocionante e reflexiva, do jeitinho que eu gosto.
Beijos
Estou com vontade de ler esse livro desde o lançamento. Gosto muito de romances históricos, mexeu muito com minha curiosidade, parece ser um livro que traz reflexões ao leitor e gosto de livros assim.E estou bem curiosa para saber como será o desenrolar dessa estória... os costumes, a vida da Gwendolyn e toda essa realidade ao redor dela.
ReplyDeleteOlá,
ReplyDeleteConfesso que romance histórico é um gênero difícil para mim, difícil um livro que me agrada do começo ao fim, mas claro que fiquei curiosa por esse, principalmente para descobrir o segredo do marido de Gwendolyn, não me parece um casamento com muito "amor". Enfim, que bom que curtiu a leitura, vou colocar na listinha.
Beijos
Olá Amanda! Eu gosto muito de romances de época e esse parece ser uma história "raiz", o que está ficando raro encontrar. Também é interessante conhecer a cultura de outros países através do livro. Acho muito importante os personagens secundários terem o seu lugar de destaque e não serem apenas figurantes. Esse segredo me deixou curiosa, mais um livro que entrou pra lista. Beijos
ReplyDeleteeu me lembro de quando vi o livro na livraria O que mais me chamou atenção foi o contexto histórico com a qual a autora se fundou para escrever esse livro e ela lançou outro livro semelhante a esse ainda não li mas já estou muito curiosa
ReplyDeleteOi, Amanda!!
ReplyDeleteTambém gosto muito de romances históricos, sempre achei interessante saber um pouco mais sobre a parte histórica de um lugar ou de um livro que estou lendo. Lembro que quando esse livro foi lançando fiquei louca para ler essa história e descobrir os segredos que os personagens encondem, mas infelizmente ainda não deu.
Bjos