[LIVRO] Matilda, Roald Dahl
Olá pessoas, tudo bem?
Mais um livro do Roald Dahl aqui no blog, eu diria que Matilda é o
livro/filme mais conhecido depois de A
Fantástica Fábrica de Chocolate. Já teve outras resenha do autor aqui no
blog, teve O
Bom Gigante Amigo e James
e o Pêssego Gigante. Bom, Matilda foi uma leitura muito gostosa de fazer
além de rolar uma certa identificação. Provavelmente vocês já assistiram ao
filme, pelo o que eu me lembre, o filme parece ser bem fiel até. No entanto,
recomendo a leitura para aqueles que gostam de detalhes e uma narração bem
fluída e rapidinha de ler.
Matilda é uma garotinha muito inteligente que, desde muito pequena, sempre se virou sozinha. É uma menina sonhadora que adora ler e rir com os próprios pensamentos. Ela mora com os pais, Sr e Sra Wormwood e seu irmão, Michael. Eles não tem nada a ver com Matilda, são egoístas e não se preocupam com ela. Seu pai é vendedor de carros e não é nada confiável, ele engana seus clientes para conseguir arrancar mais dinheiro deles. Seu irmão está aos poucos seguindo os passos do pai e assim, assumir o negócio da família. Sua mãe só consegue pensar em televisão, bingo e seus produtos de beleza, assim como gastar o dinheiro em coisas inúteis. Matilda é a estranha da família, a única que gosta de ler e é nos livros que ela sente-se confortável e sempre busca por refúgio.
O ano letivo vai começar e Matilda não vê a hora de acontecer logo, assim ela terá um tempo longe dos pais e dos irmãos que só sabem pertubá-la. No entanto, ao começar o ano letivo, Matilda encontra a diretora da escola, que passa a dar aulas para ela. A diretora, Srta. Trunchbull é ainda pior que seus pais e o único conforto que ela tem na escola, já que não pode ficar lendo os livros, é com a Srta Honey, que é uma professora adorável e muito dedicada aos seus alunos. Com o tempo, Matilda faz novas amizades e vai tentar de tudo para afastar Srta Trunchbull do cargo de diretora.
Apesar de um livro infantil, "Matilda" tem lições de moral
para todos que lêem, sejam adultos ou crianças. O autor faz uma crítica ao modo
que assistimos A mídia em geral e como
esse tipo de vício leva à ignorância e à perda do senso crítico, assim como alienação.
A crítica do autor é bem sútil, mas é possível entender o ponto dele. É de se esperar que Matilda, ao estar cercada de gente ruim, acabe
desistindo, chorando e até ficando desmotivada, mas o recado passado é de não
desistir e enfrentar os problemas e/ou aquilo que incomoda.
É uma leitura excelente, não sei porque eu não li antes. É tão curto e rápido que já dá vontade de ler de novo, assim que você termina a leitura. Acredito que seja um livro para ler e reler por toda a vida, pois a cada leitura é possível aprender uma coisa nova. As ilustrações, mais uma vez, é do Quentin Blake e eu já falei antes, gosto muito do traço dele ♥ Não há muitos personagens citados, o que fica fácil e saber quem é quem e não confundir ninguém. O livro é uma ode à infância e à nostalgia, é uma leitura para todas as idades e em qualquer fase da vida.
Matilda
Roald Dahl
ISBN-13: 9788578272418
ISBN-10: 8578272412
ISBN-10: 8578272412
Páginas: 254
Editora: WMF Martins Fontes
No comments: