[LIVRO] Sem olhar para trás - Lycia Barros
Oi pessoal,
Hoje eu trouxe aqui no blog mais uma resenha de um livro muito bom da Editora Valentina.
Agatha e seu filho Gabriel estão fugindo, saídos do Rio de Janeiro para uma pequena e pacata cidade do interior ambos deixam para trás a vida de luxo e conforto para uma nova vida, o motivo? Bruno, o ex-marido possessivo e violento que torna a vida de ambos um terror sem fim. Depois de receber a ligação de um advogado informando que herdara um pequeno sítio de uma tia que faleceu, Agatha vê a oportunidade de escapar das mãos daquele monstro e reconstruir sua vida e de seu filho longe dele. Ao chegar na pequena cidade de Rio Preto, Agatha vai descobrir que as pessoas ainda podem ser boas e ajudar umas as outras, e também que não é tarde para descobrir o verdadeiro significado do amor; mas Bruno está determinado a conquistar a esposa e filho de volta, custe o que custar, e Agatha se vê mais uma vez a merce da pessoa mais violenta que já conheceu.
Logo de cara percebemos que o livro da autora nacional Lycia Barros trata de um tema muito atual, e infelizmente, recorrente, a violência doméstica. Somos apresentados a personagem principal já deixando para trás sua vida antiga para recomeçar em outro lugar, e ao longo da leitura vamos sabendo mais sobre os abusos sofridos por ela e até pelo filho nas mãos do ex-marido Bruno, um personagem completamente mimado, egoísta, mentalmente perturbado e violento ao extremo.
Na primeira parte do livro vamos acompanhar os esforços de Agatha em se adaptar a nova vida, a voltar a confiar nas pessoas e tentar esquecer o medo constante e o pânico de que Bruno vai voltar a qualquer momento, para isso ela conta com Pedro e Gema, um casal que ajudava a tia de Agatha a cuidar do sítio e tocar o negócio de queijo e compota de doces, Vicente, o dono da pousada e vizinho de Agatha e Bianca, uma jovem que passa a ajudar Agatha a fazer as compotas de doces; todos ali buscam deixar Agatha a vontade com a nova vida e ajudar a moça a se reerguer. Particularmente fiquei encantada com os personagens secundários da autora, especialmente seu Pedro e dona Gema, um casal que mesmo com anos de casamento se mantém apaixonado, e com personalidades tão distintas e encantadoras, Bianca também é uma personagem alegre e muito prestativa com a patroa, e Vicente é um homem bom e apaixonante, que enxerga Agatha como ela realmente é. Todos os personagens são bem desenvolvidos na história, suas histórias pessoais apresentadas de forma fluida ao longo da leitura e só contribuem em favor de uma boa narrativa.
"[...] - O dinheiro que nós ganhamos com a venda dos queijos e das compotas que produzimos aqui desde que a dona Dulce morreu. Eu e minha mulher fizemos tudo direitinho, como no tempo em que sua tia estava viva; então, os clientes continuaram comprando. Eu só tirei o salário que ela me dava, porque achei que era justo.Na segunda parte do livro, quando tudo parece correr bem, Agatha se vê novamente enfrentando Bruno, talvez pela última vez, e luta com todas as suas forças para tentar vencer mais essa provação divina em sua vida. A história do livro é bem emocionante e tocante, com momentos divertidos para descontração, mas a todo momento vivemos junto com a personagem a tensão de que algo pode acontecer e mudar tudo como antes.
Perplexa, Agatha ficou encarando-o, analisando a informação em busca de alguma falha de caráter em tudo que ouvira. Não encontrou." pág 33
A escrita da autora é muito fluida e prende o leitor do começo ao fim do livro, com capítulos curtos e bem amarrados vamos ficando cada vez mais cativados pela história e seus personagens, nas cenas de violência a autora consegue passar uma veracidade que chega a causar um certo desconforto no leitor, tamanho o seu talento para escrita. Achei interessante também a autora abordar a fé da personagem ao longo do livro, fé essa que vai se intensificando conforme as páginas passam. O desenvolvimento da história é muito bom e o desfecho também, uma história bem amarrada.
Achei a escolha do tema muito pertinente da parte da autora, é algo que precisa ser debatido e também combatido, todos os dias vemos mulheres serem agredidas e até mortas por seus maridos. O livro nos dá um pouco dessa experiência de ver o sofrimento de uma mulher que sofre violência, as dificuldades em denunciar o agressor, mas também mostra que é possível recomeçar e lutar contra isso, seguir em frente e ser feliz!!
A editora está de parabéns, por publicar um livro com um tema tão importante, a edição também está muito bonita, com uma diagramação boa e fonte bem confortável para se ler, a história é densa, mas vale muito a pena ser lida e recomendada as pessoas, sejam elas vítimas de violência ou não!!!
Título: Sem Olhar Para Trás
Autor(a): Lycia Barros
ISBN: 9788558890083
Ano: 2016
Páginas: 256
Editora: Valentina
Nota: 5/5
Adicione: Skoob
Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais!
No comments: