Os livros no Oscar 2016
Oláá pessoas, tudo bem?
Assim como foi no ano passado, esse ano faremos uma maratona para o Oscar 2016. Tem muito filme bacana que quero assistir e trazer aqui para vocês. Antes de tudo, quero apresentar os livros que foram adaptados para as telinhas que concorrem esse ano. Temos 6 livros/filmes que tem tudo para ser uma ótima forma de entretenimento.
O livro vai contar a história de Lily Elbe, que talvez seja a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de mudança de sexo. Ela viveu até a meia idade como Einar e ela teve sorte de ter o apoio não só de uma médico excelente, mas também de sua mulher, Greta, que era extremamente apaixonada por ela. O livro é uma obra de ficção inspirada na vida de Lily, que vai trazer detalhes da vida do casal. O tema, nem preciso dizer, está em cada vez mais falado nos dias atuais. O livro, é uma leitura obrigatória para quem tem interesse nesse assunto e para quem gostaria de saber mais a respeito.
No Oscar, o filmes está indicado em quatro categorias: melhor ator (Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte. O filmes estréia, no Brasil, dia 11/02/2016. O livro, publicado pela Editora Rocco, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.
O livro é baseado em um caso real envolvendo uma troca de espiões prisioneiros entre os EUA e a URSS, durante a Guerra Fria. O advogado James B. Donovan, que foi quem organizou a operação, e é o protagonista do longa acabou escrevendo o livro sobre o que aconteceu. O filme, trás algumas diferenças do livro, pois tiveram que fazer uma pesquisa histórica e algumas mudanças para que funcionasse, mas acredito que ainda vale a pena assistir.
O filme foi indicado nas categorias de melhor filme, ator coadjuvante (Mark Rylance), trilha sonora, direção de arte e mixagem de som. O filme estreou no Brasil em 22/10/2015. O livro, publicado pela Editora Record, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.
O filme tem sete indicações ao Oscar: melhor filme, ator (Damon), roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais e desenho de produção. O filme estreou no Brasil em 01/10/2015. O livro publicado pela Editora Arqueiro, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.
O livro é inspirado em fatos reais e vai contar a história de Hugh Glass, um caçador que é atacado por um urso e fica gravemente ferido, sem chance alguma de sobrevivência. Seus amigos e companheiros abandona-o e levam todas as armas e suprimentos que eles possuem, Glass está observado tudo e deseja vingança contra aqueles que deixaram-o para morrer. Pelo o que eu sei, o livro e o filme tem muitas diferenças, talvez seja por isso que não está concorrendo a roteiro adaptado, mas ainda sim vale a pena conferir o livro e o filme.
O filme aparece em doze categorias: melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, montagem, desenho de produção, figurino, maquiagem, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais. O filme estreou no Brasil dia 04/02/2016. O livro publicado pela Editora Intrínseca, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.
O filme concorre como melhor atriz e atriz coadjuvante. No total, o longa soma seis nomeações: melhor atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia, figurino e trilha sonora. O filme estreou no Brasil dia 14/01/2016. O livro publicado pela Editora L&PM, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.
O livro é contado do ponto de vista de Jack, de cinco anos. Desde que se lembra, ele vive trancado em um quarto junto com sua mãe. Esse quarto é o único mundo que ele conhece, é onde ele nasceu e cresceu, onde aprende, lê, come, dorme e brinca. Para sua mãe, é um pouco diferente, esse quarto é onde o velho Nick a mantém presa há sete anos. A mãe sabe que viver em um quarto não é suficiente, então ela elabora um plano de fuga ousado que conta com um pouco de sorte para que dê certo. Porém como o mundo não a preparou para isso, a insegurança bate e nada parece que vai dar certo.
O filme tem quatro indicações ao Oscar: melhor filme, direção, roteiro adaptado e atriz (Brie Larson). O filme estréia no Brasil em 18/02/2016. O livro publicado pela Editora Verus, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.
De todos os filmes citados aqui, o único que assisti foi Perdido em Marte, gostei MUITO, mas confesso que não vejo a hora de ler o livro. Entre os outros citados, quero muito assistir Room e The Revenant. E vocês, quais estão mais ansiosos para ler ou assistir?
De todos esses o que eu mais quero ver é Regresso, parece ser muito bom ^^
ReplyDeleteBeijo!
Sorriso Espontâneo
Oi, Rosana!
ReplyDeleteDos filmes citados os que mais me despertam curiosidade são: A Garota Dinamarquesa e O Regresso.
Beijos!
Taty Assis
www.aculpaedosleitores.com